Primeiras unidades do GranVia 2024 para o Espírito Santo já estão prontas na fábrica da Mascarello

A unidade flagrada é da Nova Transportes, empresa do Grupo Santa Zita que opera no Sistema Transcol.
Image

Na última quarta-feira (30), foram flagradas na fábrica da Mascarello em Cascavel, no Paraná, as primeiras unidades do GranVia 2024 destinadas para o Sistema Transcol, que abrange toda a Grande Vitória (Região Metropolitana de Vitória), no Espírito Santo.

O modelo flagrado está numerado com o prefixo 22345 e pertence a Nova Transportes, do Grupo Santa Zita, que também opera no Transcol com a Santa Zita Transportes Coletivos, pelo Consórcio Sudoeste, e na cidade de Belo Horizonte pela Coletur Coletivos Urbanos. Além do 22345 ao menos mais 3 unidades com a pintura foram avistadas dentro das dependências da Mascarello.

A Nova Transporte já havia optado por veículos urbanos da Mascarello em sua última renovação de frota, quando optou pelo modelo GranVia Midi 2014, com chassis Volkswagen 17.230 OD Euro 5 para os seus veículos convencionais e pelo GranMetro com chassis O 500 MA 2836 BlueTec 5 para os modelos articulados em 2022, além do Grupo Santa Zita já ter comprado veículos na mesma configuração convencional em 2019 para BH e recentemente no início de 2023 também.

No entanto o grupo empresarial, que possui a mesma administração para ambas as empresas, permaneceu com o modelo Torino da Marcopolo nas renovações da época para a Santa Zita, assim como na renovação de 2019 optou pelo modelo urbano fabricado na unidade da Marcopolo no Espírito Santo para as empresas capixabas do grupo, porém em 2020 a empresa já havia optado pelo modelo GranMicro S2 para o serviço especial Mão na Roda (serviço exclusivo destinado ao atendimento de pessoas com deficiência motora, temporária ou permanente, que utilizam cadeira de rodas).

Agora o grupo chega com veículos em nova configuração de chassis, desta vez optou pelo modelo OF 1721/59 BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que são os primeiros veículos da empresa que atendem as normas Provonve P-8/Euro 6 em vigor no país desde o início do ano. Vale lembrar, que na última semana, noticiamos no Ônibus & Transporte a entrega das primeiras unidades Euro 6 do Sistema Transcol, entregues pela Marcopolo para as empresas Unimar Transportes e Viação Grande Vitória.

De acordo com informações apuradas pela nossa equipe, Santa Zita e Nova devem receber juntas ao menos 70 unidades do modelo. Além do Grupo Santa Zita, as empresas do Grupo Omnibus (Viação Serrana e Expresso Santa Paula), Grupo Scandia (Viação Praia Sol, Vereda Transportes e Serramar Transportes Coletivos) e o Grupo Planeta (Viação Satélite) também optaram pelo modelo urbano da Mascarello, somados a compra pode representar mais de 150 veículos para o estado, sendo a maior renovação da história do modelo GranVia no Sistema Transcol em um único ano. Sem contar com a potencial renovação dos micro-ônibus e dos articulados do sistema.

O Grupo Omnibus que também opera no Estado de Minas Gerais, já recebeu algumas unidades do modelo GranVia 2024 na última semana de agosto, os veículos destinados ao transporte público de Belo Horizonte que também foram tema de matéria aqui no Ônibus & Transporte.

Até o momento, somente a Viação Satélite deve trazer veículos com chassis Volkswagen Euro 6, fato que se dá devido o Grupo Planeta ser dono da concessionária Autobahn Caminhões e Ônibus, que representa a marca Volkswagen/MAN no Espírito Santo.

Articulados e elétricos

A previsão é de que o estado receba ainda esse ano renovação da frota articulada do Sistema Transcol, porém ainda não se tem previsão dos modelos que deverão ser adquiridos pelas operadoras do sistema. Sendo as últimas renovações dos articulados sendo dos modelos GranMetro (Nova Transpotes), Torino Express (Praia Sol, Viação Grande Vitória e Unimar Transportes) e Millennium IV (Expresso Santa Paula e Viação Serrana).

Para a Unimar e Viação Grande Vitória provavelmente deverão continuar chegando Torino Express caso realizem novas aquisições, porém com essa alteração nos veículos convencionais é incerto afirmar qual modelo as empresas irão optar, mas vale lembrar que nada impede que as empresas optem por uma marca nos veículos convencionais e por outra nos veículos articulados. Sendo possível a chegada do Millennium V e mais unidades do Torino Expresso para essas empresas.

Rumores também circulam dentro das empresas relacionado ao interesse do Governo do Estado em incentivar a compra de mais veículos elétricos para o Sistema Transcol, que atualmente conta com 4 unidades do eMillennium da Caio e chassis Mercedes-Benz O 500 U eletrificado pela Eletra rodando pelas empresas Unimar Transportes, Serramar, Expresso Santa Paula e Nova Transportes. Porém também sem informações também sobre a definição da configuração e modelo desses veículos.

Renovações anteriores

As renovações do Sistema Transcol se iniciaram em 2019 após um incentivo do Governo do Espírito Santo através do Banestes – Banco do Estado do Espírito Santo e com o início da fabricação do modelo urbano Torino na unidade de São Mateus, unidade então utilizada somente pela Volare.

O anúncio dos primeiros coletivos com aparelhos de ar-condicionado para as linhas convencionais do Transcol, que até então somente os veículos do Sistema Seletivo contavam com tal comodidade, da instalação de rede Wi-Fi nos veículos e outros investimentos na Mobilidade Urbana da Grande Vitória marcaram o retorno do governador Renato Casagrande (PSB) ao poder, após perder para o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) em 2014 e ficar 4 anos longe do executivo estadual. Vale lembrar que foi Casagrande que realizou a licitação do Novo Sistema Transcol em 2014 e durante o governo de Paulo Hartung o modal quase não recebeu novos investimentos ou melhorias.

Na época, com exceção da empresa Metropolitana Transportes, todas as empresas do Sistema renovaram suas frotas, sendo a Viação Satélite a única que optou pelo modelo da Mascarello e todas as outras pelo modelo Torino S da Marcopolo. A Viação Satélite já era uma tradicional cliente da Mascarello, mas que havia optado pelo modelo Torino 2007 em renovações anteriores, inclusive na renovação de 2014 optou pelo modelo e recebeu uma das últimas unidades produzidas pela Marcopolo, enquanto outras empresas como a Unimar Transportes, Santa Zita e Nova receberam veículos do modelo recém-lançado na época Torino 2014.

A empresa Metropolitana não realizou a aquisição de veículos devido a sua situação financeira, com atrasos no pagamento dos Comil Svelto adquiridos ainda na renovação de 2014 e uma série de outros problemas financeiros que levaram a expulsão da empresa do Consórcio Atlântico Sul, que detém a autorização de operação do sistema junto com o Consórcio Sudoeste.

As outras empresas (Viação Praia Sol, Vereda, Serramar, Serrana, Santa Paula e Viação Grande Vitória) optaram pelo modelo também recém-lançado pela Caio, o Apache VIP IV e inclusive o estado recebeu as primeiras unidades do modelo paulista, surgindo fotos do veículo em produção na unidade de Botucatu antes mesmo do anúncio oficial. Dessas empresas que optaram pelo VIP IV em 2014 porém que adquiriram o Torino S em 2019, somente o Grupo Omnibus (Expresso Santa Paula e Viação Serrana) retornaram a adquirir o modelo urbano da Caio, recebendo unidades do VIP IV, VIP V e Millennium IV nos últimos anos.

Porém a Expresso Santa Paula optou pelo modelo da Mascarello, ainda no GranVia 2014 e chassis Euro 5 na sua última renovação, realizada no início do ano de 2023, os primeiros Mascarello com chassis Mercedes-Benz do sistema. No início do ano a empresa optou também pelo modelo GranMicro S2 para o serviço de micro-ônibus do Sistema Transcol.

Imagens: Carlos Reis