Empresa Penha recebe ônibus com pintura retrô em comemoração aos seus 63 anos

A empresa completou 63 anos no último dia 7 de fevereiro e trás consigo um bagageiro cheio de histórias e experiência.
Image

Em comemoração aos seus 63 anos de fundação, a Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha está recebendo hoje (13) da fabricante Busscar, em Joinville (SC), uma unidade especial. Se trata do primeiro veículo com pintura retrô a compor a frota da empresa paranaense. O veículo escolhido para receber a pintura especial é um double decker, modelo Vissta Buss DD com 15 metros de comprimento, na mesma configuração das primeiras unidades que anunciamos a chegada, aqui no Ônibus & Transporte, na última sexta-feira (13).

Montados sobre chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 2745/30 BlueTec 6, os novos ônibus da Penha utilizam o motor MB OM 460 LA de 12,8 litros, que entrega 449 cv de potência (330 kW) a 1.600 rpm e 2.200 Nm de força (224,3 mkgf) a 1.100 rpm. Além de atender as normas de redução na emissão de poluentes Proconve P-8/Euro 6 em vigor no brasil desde o início do ano passado e contar com opcionais que aumentam a segurança durante a operação.

A nova frota da Penha contam com o Sistema de Segurança Ativa da Mercedes-Benz, com o pacote de câmeras e sensores instalados que auxiliam os sistemas de condução semiautônomas a emitirem alertas e até tomarem decisões.

Entre os sistemas embarcados nos veículos estão:

  • ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem de 5ª geração que auxiliar ativamente na frenagem do veículo evitando colisão traseira;
  • ESP – Controle de Estabilidade oferece segurança em caso de perda de aderência nas curvas e minimiza a possibilidade de tombamento, ajudando o motorista a manter o veículo na sua trajetória, o assistente de faixa de rolagem identifica quando o motorista invade a faixa lateral da pista sem intenção, emitindo através dos alto-falantes esquerdos ou direitos um aviso sonoro, dependendo do lado em que ocorreu a invasão de faixa involuntária;
  • ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo que o operador pode estipular uma distância do veículo à frente, de forma que os equipamentos instalados identificam a velocidade da via, frenagens, acelerações do outro veículo e faz o ajuste de velocidade do ônibus sem que o motorista utilize o freio ou o acelerador;
  • EBS – Eletronic Brake System que é responsável pelo gerenciamento eletrônico de controle e monitoramento do sistema de freio, no qual estão integrados o Sistema ABS – antitravamento das rodas – e o Sistema ASR – controle de tração. São sistemas de assistência que atuam em situações normais de frenagens e em emergências, melhorando a performance de frenagem.

Os novos ônibus contam ainda com freio de estacionamento automático que é ativado automaticamente no momento em que o motor é desligado ou quando as portas são abertas com o veículo parado e caso alguma porta não esteja totalmente fechada, o freio de estacionamento não pode ser desativado, realiza o acionamento automático do limpador de para-brisa e dos sistemas de iluminação do veículo quando os seus sensores detectam baixa luminosidade e/ou chuva, possui a tecnologia Hill Holder que aciona o freio por até 2 segundos para que o motorista possa tranquilamente tirar o pé do pedal de freio e começar a aceleração sem que o caminhão ande no sentido oposto ao desejado e ainda realiza o monitoramento da pressão e temperatura das rodas de forma independente.

Além de segurança, a nova frota double decker da Penha oferece alto nível de conforto interno, com dois tipos de serviços, sendo 08 poltronas leito cama no piso inferior, com cortinas de privacidade para o serviço “Astor” no piso inferior e 46 poltronas semileito que irá atender o serviço “Classis” no piso superior. Todas as poltronas possuem encosto de pernas, apoio de braços, tomadas USB, luz de leitura, saída de ar e porta copos individuais.

E como já é padrão nos demais veículos da frota, a Penha disponibiliza em seus veículos geladeiras com água mineral disponibilizadas gratuitamente, sistema de ar-condicionado com saídas individuais, janelas panorâmicas com cortinas, DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tomadas 110V localizadas no porta pacotes, interfone para comunicação do passageiro com o motorista, itinerário eletrônico na cor âmbar, amplos bagageiros e banheiro, que fica localizado no piso superior do veículo.

A unidade que recebeu a pintura especial foi numerada com o prefixo 64015 e será encaminhado para sede da empresa em Curitiba (PR), onde irá realizar toda a vistoria, emplacamento e documentação para rodar pelas linhas da empresa durante os próximos dias.

A pintura escolhida remete aos anos 80/90, apelidada carinhosamente como “melancia” pelos apaixonados pela marca, devido as cores verde e vermelho que são destacas sob o fundo branco, até hoje os veículos da época são lembrados. A pintura foi destaque principalmente após o ano de 1983, quando a empresa que na época fazia parte do Grupo Itapemirim e sob o comando de Camilo Cola trouxe o primeiro ônibus do mercado que possuía o terceiro eixo, eram veículos produzidos pela Tecnobus, encarroçadora da Itapemirim, que funcionava no Parque Rodoviário de Cachoeiro de Itapemirim (ES) realizando a instalação do terceiro eixo.

A chegada do Tribus, já em sua segunda geração, na Penha marcou a introdução dos ônibus com suspensão a ar e assim possibilitando à empresa a proporcionar maior conforto, estabilidade e segurança aos passageiros durante as operações. Isso fez com que a empresa crescesse ainda mais. Focada nas necessidades do mercado a pintura também recebeu uma variação nos anos 90, com a criação de mais uma opção de serviço, o GreenBus trazia o serviço executivo com tarifas competitivas.

A identidade foi utilizada na empresa até os anos 2000, quando foi lançada uma nova roupagem e o lançamento do serviço Classis, o semileito, como conhecemos hoje.

Imagens: Rodrigo Coimbra/Penha

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.